quinta-feira, 17 de junho de 2010

Exclusão de regras do iptables

Como tenho net 3G aqui em ksa, e meu irmão é um desgraçado que não ta nem ai pra minha maldita franquia de download, sempre bloqueei o youtube no windows para que ele não acessa-se os vídeos e não manda-se minha cota pro inferno rapidinho. Porem, o bendito me viu olhando uns tutos pelo youtube e no Linux, dai ele começou a cada vez que queria olhar um vídeo, reiniciar a maquina e entrar pelo Linux.

Dai resolvi encontrar uma maneira de bloquear essa merda, sem ser necessário instalar o squid, até pq, eu odeio as ACL´s

Então achei essa regra:

# iptables -A OUTPUT -d youtube.com -j DROP

Com ela eu poderia bloquear o youtube por completo, so teria que fazer algumas alterações.

Criei um script e coloquei na inicialização:

Dai veio a seguinte duvida: E quando eu quiser acessar como vou fazer? Se eu usar o comando iptables –F vou apagar todas as minhas regras e não é isso que quero.

Com um pouco mais de pesquisa descobri que com um simples parâmetro na linha de comando os meus problemas estariam resolvidos =D e esse parâmetro é o - D

Ou seja:

# iptables -A OUTPUT -d youtube.com -j DROP (para add a regra)
# iptables -D OUTPUT -d youtube.com -j DROP (para remover a regra)

vejam que a regra é a mesma só alterei o parâmetro

Bom é isso ai galera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário